Notícia

Município de Frei Martinho participa do 2º Ciclo de Capacitação do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF

Publicado em 16/05/2018 às 10:25

O Município de Frei Martinho, através de Aguifaneide Lira Dantas Gondim (Secretária de Educação e articuladora), Eluzivânia Liana (presidente do CMDCA) Ryan Martins e Taina Oliveira representantes dos jovens freimartinhenses, participaram nesta terça-feira 15 de Maio, no 2º Ciclo de Capacitação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que aconteceu no polo de Campina Grande. O objetivo do encontro foi apresentar a plataforma virtual e metodologia de trabalho a ser realizado entre os anos de 2017 a 2020, para que possam receber o Selo Unicef da atual edição, além do Boletim dos Indicadores de Impacto Social do Município. 


O evento repassou orientações sobre quais indicadores sociais serão monitorados pelo órgão e como isso será feito, além de apresentar e disponibilizar um amplo acervo de material e ferramentas de apoio às ações do Selo. A capacitação também iniciou a organização do Primeiro Fórum Comunitário, espaço que garantirá que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes dos municípios inscritos para a conquista do Selo. 


Esperanza Vives, representante adjunta do Unicef, explicou que os municípios são acompanhados após a adesão, ”sobretudo os que têm indicadores que não atingem o desejado, trabalhando junto com os Conselhos Municipais da Criança e o do Adolescente, com o mobilizador municipal, com os próprios adolescentes e com a comunidade, através dos fóruns comunitários, para ver que ações os municípios e o estado vão fazer para ultrapassar essa situação de indicadores sociais não a altura do desejado e contemplado pelo ECA” 


Ao final das avaliações, serão certificados com o Selo Unicef – Edição 2017-2020 apenas os municípios que alcançarem, simultaneamente, as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas e quanto no eixo dos indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no edital do programa. Para esta edição do selo participam 1.193 municípios de 18 estados brasileiros.