Município de Frei Martinho participa da 5ª Conferência Estadual das Cidades

Publicado em 23/09/2013 às 10:51

As atividades da 5ª Conferência Estadual das Cidades prosseguem, nesta quinta-feira (19), com debates e reuniões de trabalho. O evento aconteceu entre os dias 19, até esta sexta-feira (20), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, e conta com a participação de representantes de diversos segmentos. O encontro pretendeu discutir e elaborar as propostas para o desenvolvimento urbano. As deliberações serão encaminhadas ao Ministério das Cidades e pretendem reforçar as ações no setor.

De março a junho deste ano, foram realizadas as etapas municipais das Conferências em 135 cidades da Paraíba. Cada município discutiu seus problemas e soluções e, a partir da sistematização das propostas aprovadas, foi encaminhado um relatório final sobre cada localidade para a Comissão Preparatória Estadual. Todas as reivindicações dos municípios irão subsidiar as discussões da 5ª Conferência Estadual das Cidades.

Com o tema “Quem muda a Cidade somos nós, Reforma Urbana já!”, o primeiro dia da Conferência foi marcado pela apreciação da Proposta de Regulamento, que define as regras de funcionamento do evento e toda metodologia do debate.

Ainda foram debatidos os desafios e perspectivas do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), além de reflexões e encaminhamentos sobre a formação do Conselho das Cidades na esfera estadual e municipal.

A Conferência contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, movimentos sociais, trabalhadores, empresários, entidades profissionais e de pesquisa, além de ONG’s e do Ministério das Cidades e no último dia de encontro ocorreram a votação das propostas e a escolha dos representantes do Conselho das Cidades na Paraíba (ConCidades/PB), além dos representantes do Estado que irão para a Conferência Nacional das Cidades, que vai acontecer em Brasília, de 20 a 24 de novembro. Representando o Poder Público   Municipal de Frei Martinho-PB o servidor Igor Rafael de Azevedo Santos (Diretor de Recurso Humanos da Prefeitura) foi Eleito o Suplente de Delegado representando a Região da Borborema onde o município está incluso segundo a divisão feita pelo o Governo Estadual.