Frei Martinho firma nova Parceria com o Governo Federal

Publicado em 17/10/2014 às 14:46

A Prefeitura Municipal de Frei Martinho aderiu ao “Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra”, do MEC/FNDE que tem como objetivo  oferecer qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. O Programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo. Sendo assim, haverá, inicialmente, uma turma composta de 15 alunos que terão aulas em regime de alternância – tempo escola e tempo campo – para reacesso aos estudos e possibilidade de sequência acadêmica.

Nesta semana, em particular, as professoras Maria de Fátima Gomes de Matos Santos e Maria Josielma Lira Santana estão participando  da 1ª Etapa da Formação Continuada de Formadores, na cidade do Recife-PE, compreendendo o período entre os dias 15 à 17, dia de hoje. “Esta é a nossa orientação: que tragamos o que for de melhor para benefício da comunidade. Nosso município perdeu muitas oportunidades de acesso por não buscar parcerias externas e os Governos Estadual e Federal apresentam políticas municipalistas, mas, para isso, é preciso indicar o que queremos e este, sem dúvida, tem sido um grande diferencial da nossa administração: buscas!, diz o Prefeito Aido Lira.

“Dispomos no município, da Educação de Jovens e Adultos convencional do PBA e agora de mais uma alternativa de possibilidades de estudos dos jovens; esta será, provavelmente, o maior diferencial pelo incentivo que é dado ao agricultor ainda jovem que quer permanecer na sua terra, mas com condições de saberes institucionalizados como qualquer cidadão em idade escolar. Além do mais, haverá uma bolsa remunerada para cada escolar, enfatiza a Secretária de Educação, Aguifaneide Gondim.