Secretaria de Trabalho e Ação Social

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

Publicado em 17/12/2019 às 17:29

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7:00 ÀS 11:00 - 14:00 ÀS 18:00hs

FUNCIONÁRIOS:

  • DANIELE MORGANA DANTAS CUNHA - ASSISTENTE SOCIAL (Contrato)
  • GISELLE MARIA MENEZES NASCIMENTO - PSICÓLOGA (Licença sem vencimentos)
  • VILMA DA SILVA DANTAS - AGENTE ADMINISTRATIVO

 

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

 

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

Dentre os objetivos do PAIF, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

O PAIF tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade. 

Suas ações são desenvolvidas por meio do trabalho social com famílias, apreendendo as origens, os significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas, contribuindo para sua proteção de forma integral.

O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico.