História

História da Cidade

A história de Frei Martinho é bastante recente. Tudo começou em 1924, quando Januncio Pereira instalou a fazenda Caboré num local onde só existia uma mata virgem, da qual foi o desbravador. Com o decorrer do tempo começou a idealizar uma feira onde atraiu a atenção do povo da redondeza. Ao perceber o interesse de outras famílias, vendia terras aos novos moradores, e, assim foi construindo uma pequena vila de casas. 
Como era um homem religioso fez doação de um lote de terras para a construção de uma capela que homenageou com a imagem de Nossa Senhora da Guia, a qual se tornou Padroeira da cidade. 

Gentílico

freimartinhense

Significado do Nome

Um forasteiro vindo perseguido do Rio Grande do Norte recebeu abrigo na cidade e teve um sonho. Uma voz dizia que o nome do povoado deveria ser mudado para Frei Martinho, em homenagem a um Frade alemão muito conhecido na região.
Reuniu então os líderes locais, o vigário da paróquia, e todos concordaram em mudar o nome. Antes disso o município teve os nomes de Caboré, Bonita do Janúncio e Torrão do Janúncio.   

Aniversário da Cidade: 26 de Dezembro




Tempo
Frei Martinho - PB
Mín 21ºC
28º
Máx 35ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas